data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Lucas Uebel (Grêmio/Divulgação)
Atacante Ferreira, com a bola, pode ser titular no jogo de ida contra o Juventude na Copa do Brasil
O Grêmio entra em campo nesta quinta-feira à noite, às 21h30min, contra o Juventude, na Arena, em Porto Alegre. O Tricolor fará a estreia na Copa do Brasil, já que as equipes que disputam a Libertadores entram apenas nas oitavas de final do torneio nacional. Este será o confronto de ida, e a arbitragem fica por conta do santa-mariense Anderson Daronco. O duelo da volta será na quinta-feira da próxima semana, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
De virada, Grêmio vence o Athletico-PR por 2 a 1
Para encarar o time da Serra, o técnico Renato Portaluppi sabe que terá desfalques. Os principais deles, o volante Matheus Henrique, com coronavírus, e o meia-atacante Alisson, com lesão no tornozelo. Além disso, dois jogadores que poderiam ser opção não ficam à disposição, pois já defenderam outros clubes na competição: Robinho e Luiz Fernando.
A principal dúvida é quanto a quem deve ocupar a faixa ofensiva pelo lado direito. Ferreira, autor do gol da vitória no último domingo contra o Athletico-PR, seria a opção mais lógica, mas Thaciano e Orejuela correm por fora e podem jogar.
O Grêmio é o maior vencedor da história da Copa do Brasil, ao lado do Cruzeiro. Os gremistas deram a volta olímpica em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.
O Juventude faz boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série B, no qual ocupa a quarta colocação na tabela passadas 18 rodadas. Se a competição terminasse neste momento, o clube caxiense estaria de volta à elite do futebol nacional.
Na Copa do Brasil deste ano, o Juventude já eliminou Coruripe-AL, XV de Piracicaba-SP, América-RN e CRB-AL.
Copa do Brasil - Oitavas de final - Jogo de ida
Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Maicon, Ferreira (Thaciano ou Orejuela), Isaque e Pepê; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
Juventude: Marcelo Carné; Igor, Genilson, Nery Bareiro e Eltinho; João Paulo, Bochecha, Capixaba (Bispo) e Wagner (Renato Cajá); Breno e Dalberto.
Técnico: Pintado
Arbitragem: Anderson Daronco (RS), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Miguel Caetano Ribeiro da Costa (SP)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre